O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a quem se inscreveu por meio do aplicativo da Caixa ou pelo site começará na sexta-feira (17), e não amanhã, como estava previsto inicialmente no calendário divulgado pelo banco no início da semana.
De acordo com a Caixa, as informações sobre as pessoas inscritas que estão aptas a receber foram enviadas pela Dataprev ao banco nesta quarta-feira (15), e são necessárias 48 horas para o início do processamento dos pagamentos. Apesar do atraso, a Caixa argumenta que os pagamentos estão obedecendo os trâmites burocráticos necessários.
Segundo a Dataprev, mais de 16,4 milhões de pessoas que se inscreveram entre 7 e 10 de abril estão aptos a receber. A Caixa afirma, porém, que nem todas essas pessoas receberão na sexta-feira. A inscrição por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (disponível para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, começou na semana passada.
A inscrição por meio dessas plataformas é necessária apenas para quem não estava no Cadastro Único até 20 de março, nem recebem o Bolsa Família. Para essas pessoas, a inscrição é automática, se cumprirem os critérios para receber o auxílio emergencial. O pagamento para quem estava no Cadastro Único começou na terça-feira (14), pelos que nasceram em janeiro. Na quarta-feira receberam os que nasceram em fevereiro, março ou abril.
Amanhã está programado o pagamento para os nascidos em setembro, outubro, novembro ou dezembro. Os beneficiários do Bolsa Família também devem começar a receber nesta quinta-feira.
Fonte:Carla Araújo (Com Ricardo Marchesan)