Uma tenente da Polícia Militar (PM) de Maringá, no Norte do Paraná, é a primeira mulher a comandar um pelotão de choque no Estado. Bruna Gali Silva já está na função desde o final de abril e sua ascensão é decorrente da dedicação à segurança pública, com preparo técnico que o cargo exige.
De acordo com a PM, a escolha da tenente Bruna para comandar o Pelotão de Choque do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) aconteceu através de um processo de gestão para alocar profissionais com perfil necessário. Os oficiais perceberam em Bruna a capacidade de desempenhar determinadas missões para que o atendimento à população seja o melhor possível.
Com a nova função, a tenente Bruna passou a ter 33 policiais militares sob seu comando. Sua missão é de atuar em ocorrências de maior periculosidade, prestando apoio às equipes de radiopatrulha e em situações de controle de distúrbios civis.
Histórico da tenente Bruna na PM
Com oito anos de corporação, a tenente Bruna possui atua pelo 4º Batalhão desde 2013. Sua formação é de pós-graduação em Análise Criminal e também é mestranda em Políticas Públicas na Universidade Estadual de Maringá. Bruna cursa, ainda, o último ano do curso de Direito nas Faculdades Maringá.
A trajetória da tenente no 4º Batalhão iniciou-se em 2013, quando comandou a Radiopatrulha da unidade. A oficial se especializou em tiro policial e se tornou instrutora, passando por um curso de ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel), o que a habilitou posteriormente a comandar esta tropa na unidade até a mudança para o Pelotão de Choque.
Fonte:Lucas Sarzi