Uma suposta notícia vem tirando o sossego de muitos usuários do Instagram nos últimos dias: a rede social estaria preparando uma atualização que revelaria todas as vezes que alguém tira uma captura de tela de Stories de outras contas. Mas todos podem ficar tranquilos: a história não passa de um boato. Procurado por Tilt, o Instagram negou qualquer atualização que envolva uma funcionalidade do tipo.


"As pessoas não passarão a ser notificadas caso alguém tire um print screen de seus Stories e não há qualquer atualização prevista para o aplicativo neste sentido", disse a empresa. Segundo o que vinha circulando pela internet, a mudança seria retroativa e englobaria todos os Stories publicados na plataforma desde 2018. Ou seja, não bastaria parar de tirar prints de agora em diante: o seu passado continuaria a te perseguir.


O receio é tanto que tem gente dizendo que vai desativar a conta.


Outros ficaram tão ansiosos que começaram a tirar prints sem querer.


Como o boato se espalhou?


 Embora a origem do boato seja incerta, dados do Google Trends mostram que a busca por "instagram vai mostrar quem tirou print" explodiu no dia 14 de maio. Já existia comentários na internet sobre a suposta atualização alguns dias antes, mas com repercussão moderada. No dia 12 de maio, por exemplo, um usuário postou sobre isso no Twitter, acrescentando depois que viu a informação no Stories de um amigo.


Mas é provável que o rumor tenha viralizado na noite do dia 13 de maio, quando uma usuária do Twitter publicou o print de uma notícia (sem data e sem link) com o título "Instagram notifica quem tira print dos seus Stories". A publicação já teve mais de 8 mil retuítes e 32 mil curtidas. No dia seguinte a essa publicação, tuítes fazendo piadas com a suposta novidade (e acrescentando a menção a 2018) também receberam milhares de reações.


A matéria que viralizou no tuíte do dia 13 de maio foi realmente publicada em um portal de notícias em 2018. É que naquele ano, o Instagram havia de fato testado com alguns usuários o recurso que alertava quando alguém fazia a captura de tela de Stories publicados. Mas, alguns meses depois, o recurso foi abandonado pela empresa e permaneceu a regra anterior: o Instagram só notificaria quando houvesse a captura de tela de mensagens temporárias enviadas diretamente a um usuário, na ferramenta Direct.


A regra continua até hoje. No artigo "Onde posso ver as fotos e os vídeos temporários que enviei no Instagram?", publicado na Central de Ajuda da rede social, um parágrafo afirma que "Não é possível visualizar fotos ou vídeos temporários depois de enviá-los. No entanto, você pode ver se eles foram entregues, abertos, reproduzidos ou se alguém fez uma captura de tela".


Fonte:Ana Prado


Deixe seu Comentário