A semana começa com bastante nebulosidade e temperaturas amenas em todo o Paraná. Mas a chegada de uma frente fria e a massa polar que ingressa no Estado na noite desta quarta-feira (01), derruba de vez os termômetros.
Segundo o Simepar ( Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a nebulosidade é maior entre as regiões Sul e Leste do Estado, por conta dos ventos que sopram do oceano em direção ao continente. Já nas regiões Oeste e Sudeste há previsão de chuva fraca.
A partir de quarta à noite as temperaturas começam a cair. Na manhã de quinta-feira (2) a temperatura mínima prevista para Curitiba é de 3º.
Já Guarapuava e Ponta Grossa tem previsão mínima de apenas 1º. Londrina, Paranavaí e Maringá podem registrar 5º de temperatura mínima.
FRENTE FRIA: CONFIRMA O MAPA DO PARANÁ DESTA QUINTA-FEIRA (2)
A baixa temperatura deve prosseguir até o final de semana, quando há também previsão de chuva.
PREVISÃO DE GEADA
Segundo o Meteorologista do Simepar, Samuel Nunes, a baixa temperatura, por conta da massa polar que deve ingressar no Estado nesta quarta-feira, pode provocar geadas na região Oeste.
“Isso deve acontecer na quinta ou sexta-feira, quando a mínima para região deve girar em torno de 2º a 4º, o que deve gerar alguma geada fraca, em alguns pontos moderada – e, obviamente, que as culturas mais sensíveis acabam sendo um pouco mais prejudicadas”, afirmou o meteorologista.
O inverno é a estação mais fria do ano e teve início no dia 20 de junho. A primeira semana de julho será bem característica.
O ingresso de massas de ar frias e secas no território paranaense é uma ocorrência habitual após a passagem de frentes frias. Essas massas de ar ocasionam quedas acentuadas nas temperaturas num intervalo entre 24 e 48 horas. Com o frio mais intenso associado a massas de ar de origem polar, a formação de geadas em boa parte do Estado.
Fonte:Paraná Portal