A prática de atividades físicas pode ser a mais nova aliada na luta contra a Covid-19. Um estudo da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, revelou que um hormônio liberado pelos músculos durante exercícios físicos pode reduzir os efeitos da doença no organismo.

Segundo os pesquisadores, a irisina é capaz de diminuir a ação do gene que produz uma proteína responsável por levar o novo coronavírus para dentro das células de gordura do corpo. Ao impedir esse transporte, o vírus não se prolifera.

"Se eu tiver mais irisina circulando, sendo liberada, eu terei menos probabilidade de adquirir a doença. Lógico que iremos progredir com os nossos estudos, agora colocando esse tecido junto ao Sars-Cov-2 e verificando mais efeitos terapêuticos da irisina", explica a coordenadora da pesquisa, Célia Nogueira.

Os cientistas afirmam que a descoberta pode ser um passo importante na busca por novos tratamentos contra a Covid-19. Agora, o objetivo do estudo é confirmar se o hormônio tem ou não um efeito benéfico em pacientes já infectados pelo vírus.

"Agora nós queremos comprovar essa nossa descoberta, colocando o vírus na célula, e verificar qual é a quantidade de irisina que faz esse efeito de diminuir a quantidade de vírus na gordura", conclui a pesquisadora.

Fonte: SBT