O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende testar nas eleições municipais deste ano um sistema que permite votar pela internet. Para este experimento, que será realizado no dia 15 de novembro, no primeiro turno, foram escolhidas três cidades brasileiras, entre elas, Curitiba. Os testes não terão relação com as escolhas oficiais e os eleitores escolherão candidatos fictícios.
Para este experimento, o TSE divulgou nesta segunda-feira (21) que empresas interessadas em apresentar modelos virtuais têm entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro para se inscreverem. A proposta é que após este teste, nas próximas eleições seja possível realizar a votação eleitoral sem sair de casa, por meio do smartphone.
Entre os objetivos do TSE está a redução de custos e a maior adesão da população no processo eleitoral. Além de Curitiba, as cidades de Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP), terão o experimento neste ano.
Votação online
Para este ano, a expectativa é que as empresas selecionadas para o processo montem estruturas nas zonas eleitorais e assim permitam a primeira experiência do eleitor com o possível novo sistema. Com os próprios smartphones, os eleitores poderão escolher candidatos e partidos fictícios, sem qualquer relação com a votação feita na urna.
As estruturas que serão montadas devem seguir medidas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Fonte: RicMais