A ciência tem avançado rapidamente para tentar controlar o avanço do coronavírus. Como forma de contribuir com os estudos e pesquisas na área, uma estudante de um colégio em Londrina, no norte do Paraná, começou a desenvolver uma pesquisa sobre os principais fatores de risco e tratamentos disponíveis para ajudar no combate à Covid-19.
A estudante Catarina Franco Seco, de 16 anos, que está na 2ª série do Ensino Médio no Colégio Marista de Londrina, demonstrou interesse pela pesquisa desde cedo. Em agosto de 2020, ela concluiu sua primeira bolsa de iniciação científica sobre a importância da vitamina D na prevenção de doenças.
Agora, a pequena pesquisadora, que planeja cursar Medicina no futuro, vai fazer uma revisão dos principais fatores de risco e tratamentos disponíveis para combater a Covid-19.
“Eu aprendi muita coisa, pesquisei e conheci pessoas e assuntos que nem imaginava. A iniciação científica realmente me ajudou a confirmar que gosto de Medicina e que a pesquisa é muito interessante”, comenta.
Catarina participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC Jr) da PUCPR, destinado a estudantes de escolas públicas e privadas. Durante um ano, os alunos selecionados desenvolvem atividades de pesquisa na universidade, sob a orientação de professores qualificados.
“Não é algo fácil de se fazer, nem simples, mas é muito gostoso e recompensador. Fiquei muito feliz de ter participado e de ter sido convidada novamente”, conclui a estudante.
Fonte: RicMais