O fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido no Amapá na madrugada de hoje, após cinco dias de apagão no estado, informou o ministério de Minas e Energia. Segundo a pasta, o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de transmissão do Sistema Interligado Nacional. O governo afirma que foram concluídos os reparos na subestação de energia localizada no Macapá, que sofreu um incêndio na última terça (3), desencadeando a falta de luz.
"Fruto do nosso empenho e trabalho conjunto, o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede nacional de transmissão nesta madrugada", disse hoje o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), nas redes sociais. Alcolumbre afirmou ainda que o retorno da energia será gradativo, "para garantir a segurança de todos", e disse que viajará ao estado para acompanhar os trabalhos.
Pelo menos 13 das 16 cidades do Amapá foram afetadas pelo apagão. Em meio à pandemia do coronavírus, unidades de saúde passaram a funcionar por meio de geradores. Também houve uma corrida por água e racionamento de comida.
Fonte: Uol