"Não dá para cada Estado, cada município da federação, adquirir e imunizar de forma isolada.". A declaração é do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi e revela a preocupação com a vacinação nas cidades. 


Uma reunião entre a confederação e o Ministério da Saúde está prevista para a segunda semana de janeiro. Os prefeitos querem orientações sobre a distribuição das vacinas, equipamentos necessários para transporte e armazenagem, e clareza sobre a data de início da campanha.


Além disso, os prefeitos querem mais detalhes sobre a aquisição de seringas e agulhas para se prepararem para a imunização.


Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) promete anunciar amanhã (3.jan) um plano de enfrentamento a covid-19. "Não tem como criar ainda muita expectativa. Estive conversando com laboratórios, o Pfizer e Moderna, entre outros. O que se tem de concreto no Brasil hoje é o Coronavac e, agora, finalmente saindo, a vacina da Fiocruz, com a Universidade de Oxford, são essas duas possibilidades. Espero que essa semana o Ministério da Saúde anuncie o seu Plano Nacional de Imunização e aí não me importa se é a vacina de Oxford, Coronavac, Fiocruz ou Butantã, os brasileiros precisam ser imunizados", declarou.


São Paulo 

Na cerimônia de posse do seu segundo mandato como prefeito de São Paulo, o tucano Bruno Covas afirmou que a cidade de São Paulo está pronta para vacinar a sua população. "As vacinas vão chegar e a nossa cidade está pronta para vacinar em massa", disse em seu discurso, acrescentando que ainda é necessário manter as medidas de isolamento social de combate ao coronavírus.


Porto Alegre

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pretende montar um consórcio com cidades vizinhas para adquirir uma vacina contra a Covid-19 caso o governo federal não planeje a imunização.??Essa questão da vacina é fundamental, mas se o governo federal, que eu acredito que irá comprar a vacina, deixar passar uma vírgula para não comprar, nós vamos fazer um consórcio com as cidades da região metropolitana e vamos comprar a vacina. Porque não há nada mais urgente do que a vacinação para imunizar as pessoas do Rio Grande [do Sul] e de todo o país??


Salvador

O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis, garantiu que Salvador está pronta e equipada para iniciar a vacinação, e que aguarda apenas os imunizantes serem liberados. "Estamos em contato com outros laboratórios. A Pfizer aguarda uma definição do Governo Federal para avançar nas negociações com a gente, e estamos também, nesse momento, em avanço com a Johnson & Johnson e com a Moderna".


Recife

João Campos garante que o município terá, sim, a vacina contra a covid-19, independentemente do Ministério da Saúde "Recife vai ter sim uma campanha de vacinação. Se o Ministério da Saúde fizer a parte dele, vamos juntos, senão, vamos comprar a vacina e os insumos e fazer a campanha contra o coronavírus".


Belo Horizonte

O prefeito reeleito Alexandre Kalil disse que Belo Horizonte está pronta para imunizar a população assim que as vacinas forem aprovadas pela Anvisa. Inclusive tendo adquirido seringas de forma antecipada para a aplicação da vacina. "BH está absolutamente preparada para a vacina, em todos os aspectos, desde logística de ponta até seringas estocadas para vacinar a  população. A única coisa que precisamos aqui é da vacina".


Belém

O prefeito eleito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) citou em sua posse o convênio com universidades para ampliação de leitos e a negociação com o governo do estado para iniciar a vacinação contra a Covid-19. "Qualquer bairro de Belém haverá servidor municipal, em parceria com servidores do estado, vacinando assim que as vacinas forem liberadas no Programa de Imunização que o governo federal prometeu implantar."


Fonte: Sbt News

Deixe seu Comentário