A bancada federal paranaense se reuniu nesta quarta-feira (14) com o Ministério da Infraestrutura e recebeu um novo estudo para as concessões de rodovias do chamado Anel de Integração do Paraná. Os contratos atuais com as concessionárias vencem em novembro deste ano.
Durante o encontro, a pasta apresentou uma nova proposta de tarifas máximas para as praças de pedágio previstas no edital de concessão. A redução nos preços praticados atualmente chegaria a 65%, mas pode ser ainda maior.
Segundo o coordenador do grupo, deputado Sérgio Souza (MDB), a proposta apresentada pelo governo federal prevê ainda desconto na tarifa máxima apresentada no edital.
“De 20% a 70% mais barato no lançamento do edital, mais um desconto que vem aí do leilão, em relação a tarifa de hoje e com investimento de duplicação de quase 100% nas nossas rodovias paranaenses.”
De acordo com Sérgio Souza, no trecho entre Curitiba e o Litoral do Paraná, por exemplo, que possui um dos pedágios mais caros do estado, o valor cobrado atualmente pode ter redução de até 50%.
“Hoje está uma tarifa em torno de R$ 22 reais e hoje está em torno de R$ 14 reais o valor proposto para o edital. Se você considerar que vai ter, pelo menos, mais um desconto, nós vamos ter um pedágio descendo para o Litoral em torno de R$ 12 reais. Ou seja, a metade do que é hoje. Então, nós teremos pedágio sim, mas um pedágio justo.”
No entanto, para trechos mais longos, a redução não deve chegar a tanto para os usuários, pois, o modelo de concessão prevê a construção de mais 15 praças de pedágio, além das 27 existentes. Mesmo assim, um deslocamento de Paranaguá até Foz do Iguaçu, por exemplo, que hoje tem custo de pedágio de R$ 143,30, teria redução de 32%, passando a custar R$ 97,1.
O novo edital de concessão de rodovias paranaenses é dividido em seis lotes e prevê a licitação de 3.327 quilômetros. De acordo com o governo federal, em 97% das rodovias será feita a duplicação das pistas.
Fonte:William Bittar - CBN Curitiba