A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) recebeu do Ministério da Saúde, na manhã deste domingo (07), mais 147.200 doses da vacina Coronavac/Instituto Butantan, contra o novo coronavírus. O imunizante chegou por volta das 8h, em Curitiba, e foi levado diretamente ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Por volta das 14h, as vacinas já começaram a ser distribuídas para as 22 regionais de saúde do Estado.


Nestor Werner Júnior, diretor geral da Sesa,explicou que, nesta segunda-feira pela manhã, já será possível a todas as regionais iniciarem o fracionamento das vacinas para todos os 399 municípios do Paraná. Desta forma, amanhã todas as cidades paranaenses já deverão ter condições de aplicar as doses.


Desta vez, explicou o diretor, as doses serão direcionadas para idosos com 90 anos ou mais, já que a meta para imunização dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do COVID-19 já foi concluída. Alguns municíopios estão, neste momento, concluindo a vacinação de profissionais que atuam em outros estabelecimentos de saúde, não na linha de frente.


Werner Júnior explicou que ainda não há previsão da chegada de novas doses e que a vacinação dos idosos será escalonada por faixas etárias, conforme o Ministério da Saúde enviar mais imunizantes aos estados. Não há um calendário definido.


O Paraná já recebeu, anteriormente, 391.700 doses das vacinas Coronavac/Instituto Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz, que já estão sendo aplicadas. Com esta quarta remessa, recebida na manhã deste domingo, o Paraná já soma 538.900 doses recebidas e distribuídas no Estado.


A população paranaense com 90 anos ou mais é estimada pelo Ministério da Saúde em 50.889. De acordo com avaliação do MS, foi observado sobrerisco para óbito por Covid-19 relacionado à faixas etárias mais avançadas, chegando a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre os idosos com 90 anos ou mais.


Fonte: Ric Mais

Deixe seu Comentário