Curitiba fará parte de um estudo de monitoramento da presença do novo coronavírus em amostras coletadas em sistemas de esgoto. Além de Curitiba, as capitais Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro também participam do estudo, que é chamado de “Rede Monitoramento Covid Esgotos” e é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis).


Universidades públicas são parceiras da iniciativa, incluindo a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O projeto-piloto começou há quase um ano em Minas Gerais, na capital Belo Horizonte e também na cidade de Contagem. Agora, a ideia é ampliar o estudo para mais cinco capitais, além de BH, que permanece sendo monitorada.


De acordo com a ANA, com base na carga viral medida diariamente a partir de amostras coletadas no esgoto, é possível estimar a população contaminada, que elimina o vírus pelas fezes e urina. Com o estudo, a Agência pretende identificar a ocorrência do vírus nas diferentes regiões analisadas para entender a prevalência e a dinâmica de circulação do vírus. Segundo a Agência, com os dados sobre a ocorrência do coronavírus por região, seria possível direcionar a adoção ou não de medidas de distanciamento social, por exemplo.


Entre os pontos escolhidos pelo estudo para fazer a coleta das amostras estão estações de tratamento de esgoto, locais com grande circulação de pessoas e regiões com elevados índices de vulnerabilidade social e de saúde. Em Curitiba, as coletas serão feitas em dez pontos: Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Atuba Sul; ETE Belém; ETE Padilha Sul; ETE CIC; ETE Santa Quitéria; ETE do Aeroporto Internacional Afonso Pena; e em pontos na CIC, no Tarumã, no Boqueirão e também em frente à Rodoferroviária de Curitiba.


Segundo a ANA, a divulgação dos resultados da “Rede Monitoramento Covid Esgotos” será realizada por meio de boletins, cuja frequência poderá variar entre mensalmente ou quinzenalmente.


Fonte: Tribuna do Paraná

Deixe seu Comentário