Wolf Cukier, de apenas 17 anos, era um estudante norte-americano como qualquer outro, até que conseguiu um estágio na NASA e ficou encarregado de examinar variações no brilho das estrelas capturadas pelo ‘Transiting Exoplanet Survey Satellite’, também conhecido como TESS.


Entretanto, a surpresa veio no terceiro dia de trabalho, quando descobriu a existência de um novo planeta, situado a 1.300 anos-luz de distância da Terra, que atualmente é chamado de TOI 1338b.


“Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários sinalizaram como um binário eclipsante, um sistema onde duas estrelas giram em torno uma da outra e, de nossa visão, eclipsam uma à outra a cada órbita”, disse Wolf Cukier à CNN.


“Cerca de três dias após o início do meu estágio, vi um sinal de um sistema chamado TOI 1338b. No início, pensei que era um eclipse estelar, mas no momento estava errado. Acabou por ser um planeta”.


Este é o primeiro planeta circumbinário de TESS, ou seja, orbita duas estrelas em vez de uma, e seu tamanho é, aproximadamente, 6,9 vezes maior que a Terra, com dimensões entre Netuno e Saturno.


As imagens do planeta hipnotizam, pois ele possui uma aparência surpreendente em cor pastel, com tons de lavanda, rosa, roxo e verde. E aí, será que vão efetivá-lo?


Fonte: Criatives

Deixe seu Comentário