Um apagão por volta das 16h05, desta 4ª feira (16.jun), atingiu 13 dos 16 municípios do Amapá. Em Macapá, a interrupção durou 30 minutos. De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a falta de energia desta tarde foi provocada "pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari".


A luz foi reestabelecida gradativamente nos outros municípios, após cerca de 40 minutos. Este é o quinto blecaute registrado no estado desde novembro de 2020.


O Ministério das Minas e Energia (MME), confirmou que "houve o desligamento do sistema de 230 kV que atende Macapá. Em consequência, houve o desligamento de toda a carga atendida pela Subestação Macapá, de cerca de 250 MW". 


A retomada do fornecimento de energia começou às 16h21, com o religamento de um circuito da linha de transmissão e foi finalizado às 17h59, de forma coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. O ONS informou que "Avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP).


Em nota, a Eletronorte esclareceu que não é responsável pelo desligamento da energia no Amapá.


Fonte: SBT News

Deixe seu Comentário