A Uefa retirou oficialmente o critério de gol fora de suas competições. A Liga dos Campeões já sofrerá essa mudança em sua nova temporada, se o número de gols marcados na soma das partidas de ida e volta forem iguais, o jogo irá para a prorrogação de 15 minutos e se permanecer "empatado", o jogo será decidido nos pênaltis.


"A regra dos gols fora de casa tem sido uma parte intrínseca das competições da Uefa desde a sua introdução em 1965. No entanto, a questão da sua abolição foi debatida em várias reuniões da Uefa nos últimos anos. Embora não tenha havido unanimidade de pontos de vista, muitos treinadores, torcedores e outras partes interessadas do futebol questionaram sua justiça e expressaram sua preferência pela abolição da regra", disse o Presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.


Com estatísticas da própria entidade, Aleksander afirmou que jogar em casa já não é uma vantagem tão significativa como era antes, já que desde a década de 1970 até agora é uma tendência clara de redução contínua na diferença entre o número de vitórias em seu mando de campo, antes o time da casa vencia 61% das partidas e o visitante apenas 19%, hoje, os mandantes vencem 47% das vezes e perdem 30%.


O comunicado oficial da Uefa diz que muitos fatores podem ser os responsáveis por essa queda de diferença: "melhor qualidade de campo e tamanhos de campo padronizados, infraestrutura de estádio melhorada, melhores condições de segurança, cuidado aprimorado de arbitragem (e mais recentemente a introdução de suporte tecnológico como VAR), cobertura de TV mais ampla e sofisticada de jogos, condições de viagem mais confortáveis, um calendário comprimido ditando a rotatividade do time e as mudanças nos formatos das competições".


Fonte: SBT News

Deixe seu Comentário