A empresa eslovaca KleinVision conseguiu completar com um protótipo de carro voador um voo de 35 minutos entre duas cidades na Eslováquia.


O voo entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia foi a uma velocidade de 170 km/h aproximadamente.


O carro-avião batizado de AirCar é equipado com motor BMW com 160 cavalos de potência e funciona com o mesmo combustível que é utilizado nos carros comuns, ou seja, gasolina. No entanto, como o motor possui uma hélice fixa, o veículo pode só decolar e pousar em pistas asfaltadas.


Em seu primeiro voo, ao AirCar conseguiu alcançar uma altitude de 8 mil pés (2,5 km). No ar, o carro chegou a fazer manobras curvas que chegaram a 45 graus de inclinação.


O criador e dono da empresa, professor Stefan Klein, que mantém a empresa a mais de 30 anos, disse que o veículo poderia ter autonomia de voo de 1 mil quilômetros a uma altura de 2,5 mil metros. E, segundo ele, a aeronave híbrida já voou 40 horas até agora, fez 142 pousos bem-sucedidos.


Para o carro virar uma aeronave, o AirCar precisa de 2 minutos e 15 segundos e, este tipo de veículo promete ser uma boa candidata a ser uma solução para os problemas de transporte e infraestrutura. 


A KleinVision espera que seu veículo hibrido possa receber a certificação CS-23, de aeronaves convencionais, autorizados por autoridades na Europa, além da certificação rodoviária para que possa ser lançado ao mercado em breve.


Fonte: Sbt News


Deixe seu Comentário