A 15 dias da cerimônia de abertura das Olimpíadas, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, declarou estado de emergência em Tóquio pela quarta vez, devido ao aumento de casos de covid-19 na capital. Com isso, a ministra dos Jogos, Tamayo Marukawa, anunciou que o evento será realizado sem espectadores.
"Levando em consideração o impacto da variante delta e para evitar que o ressurgimento de infecções se espalhe por todo o país, precisamos intensificar as medidas de prevenção ao vírus", disse o premiê ao anunciar o estado de emergência que vai se estender até o dia 22 de agosto.
Segundo o ministro Yasutoshi Nishimura, encarregado da gestão da pandemia no país, o governo ainda pode suavizar as restrições "se os efeitos da campanha de vacinação forem claros e se assistirmos a uma melhora da situação".
Os Jogos Olímpicos foram adiados em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus e irão acontecer entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano. Já os Jogos Paralímpicos serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro.
Tóquio registrou nas últimas 24 horas 920 novos casos de covid-19. É o maior número desde o dia 13 de março. Desde o início da pandemia do coronavírus, o Japão teve mais de 800 mil casos confirmados e mais de 14,8 mil mortes. A vacinação no país é lenta, com apenas 14,5% da população totalmente imunizada.
Fonte: SBT NEWS