A nova atualização do WhatsApp permite que os usuários enviem fotos e vídeos que só podem ser visualizados apenas uma vez. Após a visualização, o arquivo enviado não pode ser visto novamente e não ocupa memória do aparelho.


De acordo com os responsáveis pelo app, os arquivos de mídia de visualização única são protegidos com a criptografia de ponta a ponta, e nem mesmo o WhatsApp pode vê-los.


As mensagens que forem enviadas usando esse recurso serão sinalizadas com um novo ícone de número “1” para indicar que o conteúdo pode ser visualizado somente uma vez. Depois que o arquivo de mídia for visualizado, a frase “Mensagem aberta” substituíra as palavras “Foto” ou “Vídeo”.


Ainda conforme o WhatsApp, ao enviar uma mídia por meio da visualização única “não é possível encaminhar, salvar, favoritar nem compartilhar” o conteúdo enviado. Caso a pessoas não visualizar o conteúdo da mensagem em até 14 dias, o arquivo ficará indisponível na conversa.


Os responsáveis pelo app ressaltam ainda que “só é possível saber se o destinatário abriu uma foto ou um vídeo de visualização única se as confirmações de leitura do seu destinatário estiverem ativadas”.


Como enviar uma foto de visualização única?

Com o aplicativo atualizado, basta selecionar o arquivo de foto ou vídeo e, antes de enviar, selecionar o ícone com o número “1”, que aparece ao lado do botão de envio.


Ainda segundo o WhatsApp, “é possível restaurar arquivos de visualização única do backup se a mensagem com o arquivo de mídia não for aberta antes de o backup ser feito. Caso a foto ou o vídeo de visualização única já tenha sido aberto no momento do backup, o arquivo de mídia não será incluído no backup e não será possível restaurá-lo”.


Os responsáveis pelo app recomendam ainda usar esse recurso somente para pessoas em quem você confia. O WhatsApp alerta que é possível que quem recebe a mensagem:


Faça uma captura de tela ou grave a tela do celular antes que o arquivo de mídia desapareça. Você não receberá nenhuma notificação se alguém fizer uma captura ou gravação da tela do celular.

Tire uma foto ou grave um vídeo usando outro celular antes que o arquivo de mídia desapareça.

Se uma pessoa denunciar uma foto ou um vídeo de visualização única recebido, esse arquivo será enviado ao WhatsApp.


Fonte: ISTOÉ

Deixe seu Comentário