O acesso a doadores de medula óssea no Brasil será mais fácil a partir de agora, bastando consultar em um aplicativo de celular.


O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, lançou um app neste sábado (18), que permite o pré-cadastro de doadores, para ajudar no processo.


A fase experimental do programa começou em janeiro e 489 pessoas fizeram o pré-cadastro, manifestando interesse em ser doadoras. Dessas, 129 foram a um hemocentro.



“Em 2015, o prazo (para localizar um doador) era de sete dias; hoje são três”, conta. “Neste ano, até agosto, foram mais de 90 mil cadastros atualizados, mais do que em todo o ano passado. Esperamos que os números melhorem ainda mais”, disse a médica Danielli Oliveira, coordenadora técnica do Redome.


Doador pode atualizar dados


A ideia de lançar um aplicativo, surgiu da dificuldade de encontrar o cadastro atualizado de doadores no próprio Redome.


Atualmente, o Registro conta com 5,41 milhões de pessoas cadastradas, mas a maioria está com dados, como endereço e telefone, desatualizados. Isso dificulta a localização quando o sistema aponta algum deles como compatível para doação.


Com o novo aplicativo, o doador pode atualizar muito mais facilmente esses dados, já que não terá mais que ir a um hemocentro para isso.


No próprio celular ele faz o cadastro e baixa a carteirinha de identificação, que funciona como uma declaração de doador.


“Esse é um dos maiores desafios para qualquer registro: manter atualizados os dados dos voluntários”, diz  Danielli Oliveira.


Novos cadastros


O app também permite que a pessoa que não se apresentou como voluntário faça um pré-cadastro. Essa ação precisa ser completada depois com a coleta de sangue em algum hemocentro.


Para Danielli, mesmo com as campanhas em massa, realizadas pelo Redome, a adesão para cadastro e atualização de dados não será tão efetiva quanto ter um aplicativo móvel.


Como baixar o aplicativo


O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS, e está disponível em Play Store e Apple Store.


A data escolhida para o lançamento do app não foi ocasional. No dia 18 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea.


A data é lembrada sempre no terceiro sábado de setembro, com eventos promovidos no mundo todo pela Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (WMDA, na sigla em inglês).

Aplicativo pode ser baixado em celulares Android e iOS - Foto: reprodução

Com informações de Agência Brasil