A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que a categoria entrará em greve de dois dias a partir desta 3ª feira (8.fev). Segundo a entidade, os funcionários pedem recomposição salarial de 19,99% para recuperar perdas procedentes da inflação de 2019 a 2022, além de melhores condições de trabalho.
A última manifestação realizada pela categoria foi em 31 de janeiro, que afetou cerca de 25 mil perícias do INSS. Com dois dias de paralisação, a estimativa é que sejam atingidos 50 mil atendimentos apenas nesta semana.
Em nota, a ANMP informou que notificou o Ministério do Trabalho e Previdência sobre o ato e que requer uma audiência presencial com os representantes da pasta.
Todas as exigências do grupo foram enviadas, em carta, ao ministro de Estado do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, na última 5ª feira (3.fev).
Além do reajuste salarial, os funcionários pedem por no máximo 12 atendimentos presenciais por dia; realização imediata de concurso público; readequação das agências da Previdência Social que foram reabertas sem as condições sanitárias apropriadas e fim da "teleperícia".
Até o momento, segundo a ANMP, três pedidos de audiência foram encaminhados ao ministério esse ano, mas não foram atendidos. A entidade ressaltou, ainda, que, caso o governo continue omisso às demandas, uma greve geral deve ser declarada em todo o país.
Fonte: SBT News