A bola ainda não rolou, mas as bolinhas da Copa do Mundo foram sorteadas na tarde desta sexta-feira (1º) e definiram as chaves do Mundial do Catar, que será realizado entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. A Seleção Brasileira caiu no Grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. 


O Brasil estreia no torneio contra a Sérvia, em 24 de novembro. Quatro dias depois, em 28 de novembro, encara a Suíça. A seleção de Tite encerra a primeira fase contra Camarões, no dia 2 de dezembro. Dois dos rivais da primeira fase, aliás, são os mesmos do Mundial de 2018: Sérvia e Suíça. 


Quem avançar na chave do Brasil, encara nas oitavas os classificados do Grupo H, que tem Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. O primeiro de um grupo enfrentará o segundo da outra chave. Já nas quartas, quem se classificar dos grupos G e H encara os ganhadores das oitavas entre as chaves E e F, que têm Espanha, Alemanha, Bélgica e Croácia como favoritas.


Esta é a última Copa com 32 participantes, sendo que 29 já estão definidos — restam, ainda, uma vaga da repescagem da Europa (que terá País de Gales, Escócia ou Ucrânia, já que a partida entre os dois últimos não foi realizada por conta da guerra no país do leste europeu), e duas das repescagens da Ásia (Emirados Árabes Unidos ou Austrália) contra a América do Sul (Peru), e da América Central e do Norte (Costa Rica) contra a Oceania (Nova Zelândia). Estas definições sairão em junho.


CONFIRA OS GRUPOS DA COPA DO CATAR:


Grupo A

Catar

Equador

Senegal

Holanda



Grupo B

Inglaterra

Irã

EUA

País de Gales x Escócia ou Ucrânia



Grupo C

Argentina

Arábia Saudita

México

Polônia



Grupo D

França

Peru x Arábia ou Austrália

Dinamarca

Tunísia



Grupo E

Espanha

Costa Rica x Nova Zelândia

Alemanha

Japão



Grupo F

Bélgica

Canadá

Marrocos

Croácia



Grupo G

Brasil

Sérvia

Suíça

Camarões



Grupo H

Portugal

Gana

Uruguai

Coreia do Sul


Como foi o sorteio


A cerimônia no Catar começou às 13h, pelo horário de Brasília, com vídeos de mascotes das Copas passadas. Depois, foi a vez de dançarinos com arcos brilhantes subirem ao palco, seguido por atletas de freestyle, que fizeram malabarismos com a bola. 


Três artistas de diferentes continentes apresentaram a música "Hayya Hayya - Better Together", tema da Copa. São eles: Trinidad Cardona, Davido e Aisha. A canção tem influência de R&B, reggae e sons orientais.


Após a apresentação, foi a vez de o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, falarem ao público. Infantino aproveitou para pedir paz:


— Essa Copa será a melhor de todos os tempos. O maior espetáculo da terra, com mais de 5 bilhões assistindo ao redor do mundo. Todos estarão de mão dadas, unidos, no Catar. Parabéns para as seleções já classificadas, vocês todas são vencedores. Agora, nos tempos em que estamos vivendo, temos um mundo dividido. Precisamos de ocasiões para unir as pessoas para celebrar a vida. E a Copa do Mundo é exatamente isso. Nós pedimos, o mundo pede, a comunidade do futebol pede, para todos os líderes, parem com os conflitos, cessem as guerras, promovam a paz, porque queremos que essa seja a Copa da união. Aproveitem a Copa do Mundo.


Já o Emir do Catar afirmou estar empolgado para a realização do evento.


— Sinto muita felicidade em sediar esta Copa, vamos oferecer uma edição espetacular. Como apaixonado pelo futebol, pelo esporte, tenho a certeza que, como vocês, vou curtir muito esta Copa. O impacto dos eventos esportivos são grandes, vão além do esporte. Isso contribui para nossa aproximação, de todos os povos do mundo. Desejo muita sorte a todos — disse Tamim bin Hamad Al Thani.


O sorteio mesmo iniciou às 13h45min e foi conduzido pela meio-campista norte-americana Carli Lloyd, pelo ex-jogador inglês Jermaine Jenas e pela jornalista inglesa Samantha Johnson. Eles tiveram o auxílio de lendas do futebol mundial. 


O representantes brasileiro foi o ex-lateral-direito Cafu, capitão do pentacampeonato, em 2022. Além deles, participaram: Lothar Matthäus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Catar), Ali Daei (Irã), Bora Milutinovic (Sérvia/México), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Rabah Madjer (Argélia) e Tim Cahill (Austrália).


Os primeiros sorteados foram os cabeças de chave, que estavam no pote A. O Catar, por ser o país-sede do Mundial, fica no Grupo A. Depois, foram sorteados, em ordem: Inglaterra (Grupo B), Argentina (Grupo C), França (Grupo D), Espanha (Grupo E), Bélgica (Grupo F), Brasil (Grupo G) e Portugal (Grupo H).


Em seguida, foram sorteadas as bolinhas do pote 2. A primeira a sair foi a seleção holandesa, que ficará no Grupo A, junto com o Catar. Depois, foram sorteados Estados Unidos (Grupo B), México (Grupo C), Dinamarca (Grupo D), Alemanha (Grupo E), Croácia (Grupo F), Suíça (Grupo G) e Uruguai (Grupo H).


Na sequência, o pote 3 foi sorteado. A primeira seleção a sair foi o Irã, que irá para o Grupo B, já que não pode ficar na mesma chave do Catar. Assim, o segundo sorteado, que foi Senegal, irá para o Grupo A. Depois, saíram as bolinhas da Polônia (Grupo C) e, em seguida, a Sérvia, que teve de ir para o Grupo G, ao lado do Brasil, para que não houvesse três europeus nas outras chaves. Em seguida, foram sorteados Tunísia (Grupo D), Japão (Grupo E), Marrocos (Grupo F) e Coreia do Sul (Grupo H).


Na última etapa do sorteio, foram definidos os grupos das seleções que estavam no pote 4. A primeira bolinha foi a do playoff 1, que pode ter Peru, Austrália ou Emirados Árabes Unidos, e o classificado irá para o Grupo D. Depois, saiu o Equador, que ficará no Grupo A. Em seguida, foi sorteada a Arábia Saudita, que ficou no Grupo C, e vai estrar contra a Argentina.


O playoff 2, que terá Costa Rica ou Nova Zelândia, foi para a chave E. O europeu que avançar da repescagem (País de Gales, Escócia ou Ucrânia) vai para o Grupo B. Na sequência saíram Camarões, que irá para o Grupo G, do Brasil. Depois, Gana, que ficará na chave H, e o Canadá, que vai ao Grupo F.


Jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos:

Brasil x Sérvia (24/11)

Brasil x Suíça (28/11)

Camarões x Brasil (2/12)



A TABELA DA COPA

Fase de grupos:

21/11 (segunda-feira)


Catar x Equador

Senegal x Holanda

Inglaterra x Irã

Estados Unidos x País de Gales ou Escócia ou Ucrânia

22/11 (terça-feira)


Argentina x Arábia Saudita

México x Polônia

França x Peru ou Austrália ou Emirados Árabes

Dinamarca x Tunísia

23/11 (quarta-feira)


Espanha x Costa Rica ou Nova Zelândia

Alemanha x Japão

Bélgica x Canadá

Marrocos x Croácia

24/11 (quinta-feira)


Brasil x Sérvia

Suíça x Camarões

Portugal x Gana

Uruguai x Coreia do Sul

25/11 (sexta-feira)


Inglaterra x Estados Unidos

País de Gales ou Escócia ou Ucrânia x Irã

Catar x Senegal

Holanda x Equador

26/11 (sábado)


7h – França x Dinamarca

10h – Tunísia x Peru ou Austrália ou Emirados Árabes

13h – Argentina x México

16h – Polônia x Arábia Saudita

27/11 (domingo)


Bélgica x Marrocos

Croácia x Canadá

Espanha x Alemanha

Japão x Costa Rica ou Nova Zelândia

28/11 (segunda-feira)


Portugal x Uruguai

Coreia do Sul x Gana

Brasil x Suíça

Camarões x Sérvia

29/11 (terça-feira)


Holanda x Catar

Equador x Senegal

País de Gales ou Escócia ou Ucrânia x Inglaterra

Irã x Estados Unidos

30/11 (quarta-feira)


Polônia x Argentina

Arábia Saudita x México

Tunísia x França

Peru ou Austrália ou Emirados Árabes x Dinamarca

1º/12 (quinta-feira)


Japão x Espanha

Costa Rica ou Nova Zelândia x Alemanha

Croácia x Bélgica

Canadá x Marrocos

2/12 (sexta-feira)


Camarões x Brasil

Sérvia x Suíça

Coreia do Sul x Portugal

Gana x Uruguai

Oitavas de final

3/12 (sábado)


12h – 1A x 2B, Khalifaa Stadium (V49)

16h – 1C x 2D, Al Rayyan Stadium (V50)

4/12 (domingo)


12h – 1D x 2C, Al Thumama Stadium (V51)

16h – 1B x 2A, Al Bayt Stadium (V52)

5/12 (segunda-feira)


12h – 1E x 2F, Al Janoub Stadium (V53)

16h – 1G x 2H Ras Abu Aboud Stadium (V54)

6/12 (terça-feira)


12h – 1F x 2E Education City Stadium (V55)

16h – 1H x 2G Lusail Stadium (V56)

Quartas de final

9/12 (sábado)


12h – V53 x V54, Education City Stadium (V58)

16h – V49 x V50, Lusail Stadium (V57)

10/12 (domingo)


12h – V55 x V56, Al Thumama Stadium (V60)

16h – V51 x V52, Al Bayt Stadium (V59)

Semifinal

13/12 (terça-feira)


16h – V57 x V58, Lusail Stadium

14/12 (quarta-feira)


16h – V59 x V60, Al Bayt Stadium

Decisão do terceiro lugar

17/12 (sábado)


12h – Khalifa Stadium

Final

18/12 (domingo)


12h – Lusail Stadium



Fonte: Gaúcha ZH

Deixe seu Comentário