Viajantes não precisam mais apresentar teste negativo de covid-19 para entrar no Brasil. O governo determinou, em portaria divulgada neste sábado (2.abr), que a exigência do teste está dispensada. O único critério agora será apresentação do comprovante de vacinação. Brasileiros no exterior, ou estrangeiros, só poderão vir para o país se mostrarem imunização completa contra o coronavírus - não vacinados continuam com a necessidade do teste.


O comprovante de vacinação deverá ser emitido em ao menos 14 dias antes do embarque, podendo ser apresentado em forma impressa ou eletrônica. O preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) também deixou de ser obrigatório. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União, segundo decisão de quatro ministérios.


O critério para vacinação é ter recebido ao menos duas doses dos imunizantes aceitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para quem não recebeu doses, a apresentação de teste negativo continua obrigatória. O teste pode ser o do tipo laboratorial RT-PCR ou antígeno, feito em até 24h antes do embarque. As regras também vale para entrada via marítima ou terrestre.


Outras flexibilizações


Na 6ª feira (1º.abr), o governo adotou a dispensa de máscara em ambiente de trabalho para estados em que o uso do acessório de proteção é facultativo. Além de flexibilizar o uso, a medida também retirou a obrigatoriedade de empresas em fornecer máscaras para trabalho.


Fonte: SBT News

Deixe seu Comentário