A campanha de vacinação contra poliomelite foi lançada neste domingo (07), pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. E na manhã desta segunda-feira (08), a movimentação nos postos de saúde aqui em Brasília estava bem tranquila. 


A ideia da campanha deste ano não é só vacinar contra a poliomelite, que inclusive é uma doença grave e que pode deixar sequelas permanentes. O objetivo é que crianças e adolescentes de até 15 anos atualizem suas cadernetas de vacinação, com os imunizantes disponíveis para cada faixa etária. 


Essa mobilização está começando hoje e vai até o dia 9 de setembro, sendo 20 de agosto o dia D de vacinação nacional. Mas as secretarias de saúde têm autonomia para definir outras datas de mobilização, de acordo com a situação de cada cidade.


A meta deste ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite. Esse público tem aí cerca de 4 milhões e 300 mil  pequenos, e a vacinação vai acontecer nas 40 mil salas de imunização espalhadas pelo Brasil.


Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação dessas vacinas pode ocorrer de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19 que pode ser feita no mesmo dia ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos.


É importante lembrar que a procura pela vacinas tem caído nos últimos anos e que, de acordo com o governo federal, é um risco para saúde pública. As vacinas disponíveis no SUS são seguras, testadas e com eficácia comprovada.


Fonte: Rádio Nacional

Deixe seu Comentário