A Anvisa lançou um alerta sobre a falsificação do medicamento somatropina 20 miligramas. É um hormônio injetável que estimula e aumenta a altura de crianças e adultos, inclusive em pessoas com deficiência de GH - o hormônio de crescimento.


Muitas vezes a medicação suspeita de fraude tem rótulo diferente do original. Em outros casos, traz na caixa o número de lote não reconhecido pelos próprios fabricantes. Por exemplo: a farmacêutica Merck, que produz a somatropina chamada Saizen diz que nunca fabricou o lote AB000569; já o laboratório Novo Nordisk, que fabrica a somatropina Norditropin, afirma que jamais produziu o lote LK96M38.


Na dúvida, a orientação é entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante para conferir se o lote é legítimo.


A Anvisa também emitiu alertas e publicou medidas preventivas de apreensão, inutilização e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos para cada denúncia recebida. Essas medidas estão na página da agência reguladora na internet. O endereço é gov.br/Anvisa.


A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.


*Com informações da Agência Brasil

Deixe seu Comentário