Começou às 8h a votação em 1º turno das eleições gerais de 2022 de forma simultânea em todas as unidades da federação. O eleitor já pode ir a zona eleitoral  em que vota para escolher quem vai ocupar os cargos de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Deputado Distrital. Para votar deve lembrar que não é permitido entrar com celular na cabine de votação, o aparelho deve ser deixado com o mesário.


Não é possível levar acompanhantes para cabine, nem mesmo crianças. As exceções são as crianças de colo, desde que o eleitor não tenha com quem deixá-las. A outra exceção são pessoas com deficiência ou com muita dificuldade de locomoção que necessitam de um acompanhante para conseguir votar. Nesse caso o eleitor com deficiência deve pedir permissão ao presidente da mesa e o acompanhante deve ser da estreita confiança do eleitor. 


Por determinação da justiça eleitoral não é permitido portar armas em um raio de 100 metros em torno das zonas eleitorais, ainda que a pessoa tenha autorização para a posse do equipamento. A exceção são as forças de segurança e só se for solicitado pelo juiz eleitoral.


Quem não está no domicilio eleitoral neste domingo deve justificar a ausência as urnas. A justificativa pode ser feita hoje mesmo pelo aplicativo e-título que por meio de uma ferramenta de localização verifica se a pessoa está mesmo fora da cidade.


Fonte: Rádio Nacional 

Deixe seu Comentário