Mais um Dia das Crianças chegando e os consumidores devem ficar atentos com os brinquedos piratas, que oferecem inúmeros riscos aos pequenos.
Brinquedo seguro deve conter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), que comprova que o produto passou por uma série de testes e ensaios para verificar sua segurança.
A pesquisadora tecnologista do Inmetro, Millene Cleto, alerta que é preciso checar as informações da embalagem, que trazem indicação de faixa etária, restrições e eventuais riscos, e que os brinquedos devem ser comprados no mercado formal.
Também é preciso ter atenção redobrada para que um filho menor não acesse o brinquedo dos mais velhos. E, em caso de qualquer acidente com um produto, registrar a ocorrência no Sistema Inmetro de Monitoramento de Consumo, no site do Instituto: gov.br/inmetro.
Consumidores também devem ficar atentos aos preços dos produtos. No Rio de Janeiro, um levantamento do Procon Carioca para 30 produtos em sites de seis grandes lojas encontrou uma variação de até 365% para um mesmo brinquedo.
A relação completa dos brinquedos e lojas pesquisadas pode ser consultada no site prefeitura.rio, na aba notícias.
O presidente do Procon RJ, Cássio Coelho, deu algumas dicas de como se proteger nas compras.
Adotando todos os cuidados nas compras, o dia 12 de outubro será só de alegria para a criançada.
Fonte: Rádio Nacional