A Organização Mundial de Saúde declarou encerrada a epidemia de ebola em Uganda. A doença foi responsável pela morte de 55 pessoas, a segunda com maior número de óbitos no país.


Desde setembro, quando o primeiro caso foi detectado, até novembro, a doença se espalhou por nove distritos do país, inclusive a capital, Kampala.


Pelo menos 142 casos foram confirmados no surto. Ainda há 22 óbitos relacionados à doença, sete destes foram de profissionais de saúde.


A variante do vírus, chamada de Ebola do Sudão, é uma das seis variantes que não têm tratamento e vacina. 


De acordo com a OMS, mais de 4 mil pessoas tiveram contato com pacientes positivos, todos foram monitorados por 21 dias após o contato. O último paciente da epidemia recebeu alta ainda em novembro, quando começou a contagem regressiva de 42 dias para o fim do surto.


Nos critérios da OMS, uma epidemia de ebola é encerrada quando não há nenhum caso confirmado ou provável durante o dobro do período de incubação da infecção, totalizando 42 dias.


A OMS destacou que apesar do fim do surto, as autoridades de saúde mantêm a vigilância e estão em prontidão para um eventual caso. Os países vizinhos de Uganda seguem em alerta.


Fonte: Rádio Nacional 

Deixe seu Comentário