Sob influência de vários fenômenos climáticos, o Brasil deve ter um domingo (22.jan) diferente a depender da região.


A maioria do território nacional continua embaixo de nuvens carregadas. Continuam os três sistemas de baixa pressão, com nuvens pesadas se formando sobre a fronteira com a Argentina e nas regiões sudeste e norte, e também aquele corredor de umidade que se desloca do bioma amazônico no sentido sudeste. Além desses fatores, aumentou a pressão da umidade marítima sobre a costa, que agora forma um ciclone subtropical no litoral do sudeste. Há chance desse último fenômeno se afastar para o alto mar até 2ª feira (23.jan). Ainda assim, deve intensificar os ventos e agravar as tempestades sobre Espírito Santo, Rio de Janeiro e, com menos força, em São Paulo.


São Paulo


A capital paulista e a baixada santista devem ter uma manhã com sol entre nuvens, a tarde com pancadas de chuva e noite de céu aberto. No interior do estado, a chuva pode se estender noite adentro.


Frente fria


Após um sábado de 40 °C, os gaúchos devem começar a sentir as temperaturas diminuírem neste domingo. Na fronteira, Uruguaiana deve marcar até 37 °C nos termômetros. Já Cruz Alta, que fica em uma área mais alta, 31 °C. Porto Alegre, 35 °C.


A frente fria deve se deslocar para o norte beirando a costa. Pode influenciar o sudeste a partir da 2ª feira (23.jan), baixando as temperaturas. A 3ª deve ter máxima de 27 °C na capital paulista.


Chuva acumulada


Comum nessa época do ano, o norte deve ter chuva em abundância. Podem ser 100 milímetros entre Amazonas, Pará e Amapá.


O nordeste não costuma ter muita chuva no verão, porém, está sob influência do La Niña. É o aquecimento do oceano pacífico que altera os corredores de umidade, levando chuva para os interiores do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O conhecido Matopiba, a mais nova zona agrícola, que acaba beneficiada para produzir grãos. Os acumulados podem ser de até 70 mm.


Tempo seco


Sim, como foi falado no início dessa previsão meteorológica, há diferenças entre as regiões, incluindo condições para tempo seco. O domingo deve ser de sol no litoral entre Sergipe e Rio Grande do Norte. Assim como em uma estreita faixa na fronteira do estado do Mato Grosso do Sul.


Fonte: SBT News 

Deixe seu Comentário