Um novo serviço na internet tenta combater aquelas insistentes chamadas telefônicas com ofertas de produtos e serviços. Embora o número de ligações desse tipo esteja diminuindo, os setores de telemarketing ainda tentam realizar mais de dois bilhões de contatos por semana.
Cada brasileiro chega a receber, em média, até 33 ligações indesejadas por dia, segundo pesquisa de um aplicativo privado, o que faz do Brasil, campeão mundial de importunação por telefone, e é com base nesses dados que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tenta reverter essa situação.
Nesta 4ª feira (1°.fev), a Anatel lançou o portal "Qual Empresa Me Ligou", Ao digitar o número desconhecido, é possível descobrir quem fez a chamada.
"Aí o consumidor pode optar por tomar sua decisão, se ele vai querer reclamar na Anatel, vai querer reclamar no Procon, no site do consumidor.gov ou eventualmente acionar na Justiça, ou buscar essa empresa e falar que não quer mais ser incomodada", diz Cristiana Camarate, superintendente de relações com consumidores da Anatel.
Desde julho de 2019, a plataforma "Não Perturbe" cadastra números de telefones para barrar ligações de telemarketing. A Anatel também restringiu a quantidade de chamadas curtas, usadas para pesquisar novos clientes, mas 250 empresas, a maioria de telecobranças, descumpriram as regras. Destas, 123 tiveram os serviços bloqueados por 15 dias.
Fonte: SBT News