As próximas semanas marcam o início das aulas em muitas escolas, e também o primeiro contato de alunos do ensino fundamental com o ambiente escolar. O primeiro dia de aula é um momento de muitas expectativas para pais e filhos. Segundo especialistas, o período de adaptação deve ser vivenciado de forma leve, mas com muito cuidado e atenção, pois cada criança possui um ritmo e necessidades diferentes.
A coordenadora do curso EAD de Pedagogia e História do Centro Universitário Jorge Amado, Luciana Onetti, aconselha que a vinda da criança para a escola deve ser preparada pelos pais ou responsáveis bem antes do ano letivo começar.
"É muito importante os pais compreenderem que uma boa adaptação começa muito antes do início das aulas. Isso já começa na escolha da escola, na escolha da equipe que vai trabalhar com aquela criança, na escolha do tipo de ensino que os pais estão escolhendo pros filhos. Porque isso vai impactar na adaptação da criança. Porque isso tem que conciliar com um tipo de educação que eu quero para o meu filho. Essa adaptação, a gente às vezes pensa muito na primeira semana de aula, mas ela, na verdade, começa muito antes".
A pedagoga também orienta sobre a necessidade de se construir uma rotina prévia no espaço familiar para que a criança não tenha uma mudança brusca e repentina no início das aulas.
"Na prática, que que os pais deveriam fazer? Uma vez que eles escolhem a escola, eles deveriam levar a criança até a escola para que a criança conhecesse a escola antes mesmo das aulas começarem. Para que, para ela, não seja algo novo adentrar naquele espaço. E sempre estar conversando com a criança, estimulando a criança, que aquele dia vai chegar e que vai ser um dia bom, vai ser um dia legal. Outra coisa super importante: essa adaptação também tem a ver com a organização familiar. De acordo com o filósofo e sociólogo Emílio Durkheim, a família é a primeira socialização da criança. A escola é a segunda. Então se eu quero adaptar meu filho, eu preciso adaptar o horário dele de dormir. Eu preciso adaptar o horário das refeições. Eu preciso adaptá-lo para que, quando ele vá para aquele ambiente, ele não sinta como se ele tivesse tendo as suas rotinas violentadas. Então uma criança bem adaptada é uma criança que vê na escola uma extensão do que ela já tem em casa".
A especialista alerta sobre a importância de observar e acompanhar o desenvolvimento da criança no ambiente escolar:
"Vai buscar a criança, não atrasa, traz essa segurança para essa criança de que a criança não está ali esquecida. Conversa com ela para saber como foi o seu dia... porque uma coisa também importante: a gente tem que saber se a criança está conseguindo se adaptar. Uma criança que não quer falar sobre a escola, uma criança que chora muito quando tem que ir pra escola, uma criança que começa a modificar a rotina dela de sono, a ficar irritada qualquer coisa que não seja o comum da criança, significa que ela não está se adaptando. E aí a gente tem que descobrir o motivo - porque ela realmente não foi adaptada antes ou ela está tendo algum problema dentro da escola? Está sofrendo algum tipo de situação de bullying? Os professores não estão dando a devida atenção, são muitas crianças por sala? O que que está acontecendo?"
O período de adaptação também pode ser um momento difícil para os pais, que sofrem igualmente com essa ruptura de convivência, necessitando da mesma forma de atenção e orientação. Luciano Onetti indica como os pais devem agir nessa fase.
"A gente precisa, como pai, se preparar pra esse momento. Entender que a criança está indo para um local de aprendizagens e de desenvolvimento. Eu acho que é a única coisa que pode ser feita, porque não adianta - a gente sofre mesmo. Mas é não demonstrar. Isso é o que a gente faz pelo filho. E o que que a gente faz por nós? Racionalizar".
Fonte: Rádio Nacional