O papa Francisco comentou, nesta 6ª feira (10.mar), sobre os possíveis motivos que resultariam em uma renúncia. Segundo o pontífice, uma das razões seria pelo cansaço mental, caso o impedisse de "ver as coisas claramente", ou por problemas físicos, que limitariam as atividades do religioso na Igreja Católica.


"Eu sempre pergunto sobre isso e sigo os conselhos. 'Como estão as coisas' Você acha que devo...?', pergunto às pessoas que me conhecem, até mesmo alguns cardeais inteligentes. E eles me dizem a verdade: 'continue'. Mas por favor, avisem a tempo", disse o papa à televisão suíça RSI, em comemoração aos 10 anos de pontificado.


Em 2022, Francisco assinou uma carta de renúncia caso tenha problemas de saúde que o impeçam de exercer a função. Apesar de afirmar não querer abandonar o cargo, o pontífice admitiu que, aos 86 anos, tem menos resistência física do que antes. "Me envergonhava um pouco", disse sobre usar cadeira de rodas devido a dores no joelho.


Mesmo apresentando problemas de mobilidade, Francisco tem exercido um papel ativo nas atividades da Igreja. Em janeiro, por exemplo, ele visitou a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul, onde condenou o colonialismo e criticou a exploração nacional e internacional. Em abril, o pontífice já está com viagem marcada para a Hungria.


Fonte: SBT News

Deixe seu Comentário