A Páscoa é a segunda melhor data para o comércio, ficando atrás somente do natal. Mas a inflação nas alturas corrói o poder de compra. No caso do chocolate, a alta de 11,6 é uma das maiores no grupo de alimentação, nos últimos 12 meses.


Os números da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) também apontam que a inflação dos ovos de Páscoa em 2023 ficou em 15%, em relação a 2022. Para fugir deste aumento, muitos consumidores estão buscando as melhores ofertas, o que tem aumentado a procura pelos ovos artesanais. 


Quem trabalha com confeitaria caseira está otimista. Isso porque, os produtos são cerca de 30 por cento mais baratos que os industrializados. E a expectativa dos empreendedores é dobrar as vendas em comparação ao ano passado. 


Alessandra e Priscila -- tia e sobrinha -- são sócias de uma confeitaria caseira. Com um ano de trabalho inauguraram, um espaço próprio para trabalhar no extremo da zona leste de São Paulo.


A especialidade delas é chocolate, no ano passado venderam cerca de 280 ovos, para este ano elas esperam dobrar a quantidade. Para isso apostam no preço melhor e no sabor caseiro, já que os ovos são produzidos sem conservantes e todo processo é artesanal.


Elas nem fecharam o cardápio de produtos e já estão recebendo encomendas. A maioria é feita pela internet, que tem ajudado muito no crescimento das vendas, e já somam cerca de 70% dos pedidos.


Uma pesquisa da Kantar -- empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, que fornece percepções e recomendações para os clientes em todo o mundo - mostra que o preço médio do ovo artesanal é cerca de trinta por cento menor do que o ovo industrializado.


O mesmo estudo verificou que em, 2022, sete milhões de lares a mais compraram ovos de páscoa, comparado ao ano anterior. O que corresponde a um crescimento de 12% e a expectativa é de que em 2023 essa tendência se mantenha.


Uma outra dica para quem que buscar opções mais baratas é apostar em outras formas de presentes, como montar caixas, cestas e sacolinhas com chocolates de vários formatos. O importante é não ficar fora da festa.


Fonte: SBT News 

Deixe seu Comentário