Durante todo o mês de junho, a Secretaria de Estado da Saúde chama atenção para a doação de sangue, que é uma ação solidária realizada de forma rápida e segura. Uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.


De acordo com o Hemocentro de Maringá, o sangue não é fabricado, então os hospitais dependem exclusivamente da solidariedade dos doadores para salvar a vida dos pacientes.


Ainda assim, muitas pessoas podem sentir medo ou receio com a ideia de doar sangue, principalmente pela falta de informação sobre o assunto.


Então, com o objetivo de conscientizar e incentivar a população a doar sangue, o Hemocentro de Maringá deu algumas orientações sobre o que é necessário saber antes de se tornar um doador.


Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o procedimento é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois os materiais são descartáveis e de uso único. O sangue não vai engrossar ou afinar durante esse processo.


Além disso, a quantidade doado é calculada de acordo com o peso e altura do doador – que será reposto pelo organismo em até 72 horas.


O doador é avaliado clinicamente antes da doação de sangue e é acompanhado por uma equipe treinada. Para realizar a doação, a pessoa precisa seguir alguns requisitos básicos, como:


Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos é necessária a presença do responsável legal);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento oficial com foto;

Pesar no mínimo 50kg.


Cuidados pós-doação:


Evitar fumar por 60 minutos pos doação

Evitar bebidas alcoólicas no dia da doação

Não forçar e não carregar peso com o braço da doação

Não fazer atividades físicas por no mínimo 12 horas após a doação

Dependendo do emprego, o doador não deve voltar ao trabalho. Neste caso, é fornecido um atestado médico.


Intervalo entre as doações:


Os homens podem doar sangue até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.


Já as mulheres podem doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.


É importante esclarecer que as pessoas não são obrigadas a continuar doando sangue – tudo é feito de maneira voluntária.


Fonte: Maringá Post

Deixe seu Comentário