O mês passado foi o junho mais quente já registrado globalmente. A informação foi divulgada hoje pelo serviço de mudanças climáticas Copernicus, ligado a União Europeia. A temperatura média global ficou cerca de 0,5 °C acima da média registrada entre 1991 e 2020. O recorde anterior era de 2019. O verão no hemisfério norte foi turbinado pelas mudanças climáticas e pelo fenômeno El Nino, que provoca o aumento da temperatura do Oceano Pacífico.


O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, afirmou, hoje, que o líder do grupo mercenário Wagner, o russo Yevgeny Prigozhin, não estava mais no país. No final do mês passado, para colocar fim ao motim do grupo, que tentou destituir o comando das forças armadas russas, Lukashenko intermediou um acordo entre o Kremlin e os mercenários que previa que Prigozhin se exilaria na Bielorrússia.


O presidente bielorrusso disse que Prigozin deve estar de volta à Rússia. O Kremlin disse que não rastreia mais os movimentos do mercenário. Na noite dessa quarta-feira, a tv estatal russa exibiu imagens do que seria uma operação policial na época do motim em um escritório e uma mansão, ambos supostamente de Prigozhin, onde foram encontrados dinheiro, ouro, armas e até um helicóptero.


Na África do Sul, chega a 17 o número de mortos em um vazamento de gás tóxico em uma favela na cidade de Boksburg, próxima a Joanesburgo. A suspeita é que o gás estava sendo usado em um garimpo ilegal de ouro no meio da comunidade.


No México, 29 pessoas morreram e 19 ficaram feridas em um acidente de ônibus. O veículo viajava da capital do país para o estado de Oaxaca e caiu em uma ribanceira. 


Em Hong Kong, o legislativo reduziu drasticamente os assentos que são escolhidos por voto direto nas eleições distritais. Os eleitos vão passar de 452 para 88, cerca de 20% do total. A medida sufoca ainda mais os remanescentes da oposição democrática na ex-colônia britânica, que passou a ser subordinada a uma lei de segurança nacional imposta pela China em 2020.


Fonte: Rádio Nacional

Deixe seu Comentário