Novas regras para rótulos de alimentos no país entram em vigor nesta semana. De acordo com a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além de mudanças na tabela de informação nutricional, um símbolo de uma lupa, obrigatório, deverá ser aplicado na frente da embalagem, na parte superior, com informações como o alto teor de açúcar adicionado e a quantidade de gorduras saturadas e de sódio.  


A tabela de informação nutricional passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. Também deve ser incluída a declaração de açúcares, valor energético e nutrientes por 100g ou 100ml, para ajudar na comparação entre os produtos. 


As regras para alimentos lançados antes de 9 de outubro de 2022, já estão sendo aplicadas gradualmente. A partir de 9 de outubro do ano que vem, elas passam a valer também para o agricultor familiar, empreendedor familiar rural, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte e agroindústria artesanal. 


Um ano depois, as normas valerão para bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis. Os únicos alimentos embalados na ausência dos consumidores e que não precisam trazer essas informações são as águas envasadas. 


* Com informações da Agência Brasil.

Deixe seu Comentário