Após identificação de um esquema ilícito de adulteração, importação e distribuição de produtos fraudados, o Ministério da Agricultura e Pecuária determinou a suspensão das vendas e retirada do mercado de 10 marcas de azeites de oliva extravirgem.


As marcas que foram retiradas dos mercados varejistas e atacadistas são: De Alcântara, Vincenzo, Terra de Óbidos, Serra Morena, Az Azeite, Almazara, Don Alejandro, Escarpas das Oliveiras, Mezzano e Uberaba.


Em nota, o Ministério da Agricultura esclareceu que a decisão é um desdobramento da Operação Getsêmani, que foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março em  Saquarema (RJ), Natal (RN), Recife (PE) e São Paulo (SP), com a participação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Militar de São Paulo.


A operação fechou cautelarmente um indústria que atuava de forma clandestina em Saquarema, que resultou em 104,3 mil litros de azeite de oliva fraudados e múltiplos tipos de embalagens e rótulos. Também identificaram produtos em condições sanitárias inadequadas, que representam risco à saúde pública e concorrência desleal.


O ministério determinou, ainda, que as empresas precisam comunicar a pasta quando recolherem os produtos, a fim de que realizem “a devida ação fiscal para a correta destinação desses produtos”.


Para os consumidores que compraram as marcas, orienta-se não consumir e solicitar a substituição, segundo as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor.


Fonte: Metrópoles 

Deixe seu Comentário