O sul do Brasil será atingido por uma massa de ar frio polar a partir desta quinta-feira (27). O fenômeno provocará uma queda nas temperaturas e levará geadas em várias áreas dos três estados da região. O destaque, segundo o Climatempo, ficará para o Rio Grande do Sul, onde os efeitos da frente fria serão mais amplos e intensos.
A partir de hoje, a temperatura poderá ficar um pouco abaixo de 0°C nas regiões mais elevadas, como as serras gaúcha e catarinense. Nas outras áreas onde também há previsão de geada, as mínimas devem ficar entre 0°C e 5°C ao amanhecer.
A expectativa é que o período de frio intenso dure até o dia 2 de julho. Até lá, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro também serão afetados pela massa de ar frio, podendo até registrar recordes de temperatura entre domingo (30) e segunda-feira (1º). A temperatura ainda deve diminuir bastante em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.
A passagem dessa nova frente fria vem para quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde o início de maio. A cidade de São Paulo, por exemplo, teve um calor histórico no dia 16 de julho, com uma temperatura máxima de 28,8°C, igualando a marca de 8 de junho de 1992, maior temperatura em um dia de junho na capital.
Já no dia 25 de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou impressionantes 37,8°C em Cuiabá, uma temperatura extremamente alta para um dia de junho e uma das 10 maiores de 2024 até agora. Esta marca é provavelmente a maior temperatura em junho na capital de Mato Grosso desde o início das medições, em 1911.
Fonte: SBT News