O inverno atípico deste ano, com dias quentes e secos em grande parte do Brasil, vai ficando para trás. A partir das 9h44 deste domingo (22), terá início a primavera, conhecida por marcar a transição entre o período seco e o úmido. A expectativa é de um aumento gradual das chuvas e algumas frentes frias nas regiões sul e sudeste.


Para muitos, o inverno de 2024 foi mais semelhante ao verão. A estiagem foi um fator presente, típico da estação, mas a ausência de dias frios surpreendeu. Agora, a expectativa é sobre o que esperar da primavera.


Segundo especialistas, a nova estação trará de volta a chuva em áreas do centro-oeste e norte, principalmente por causa da chegada do fenômeno La Niña, que esfria as águas do Oceano Pacífico.


"Bem no comecinho da estação teremos já o retorno das chuvas em áreas de Rondônia e também no Pantanal", explica o meteorologista Vitor Takao.


A primavera também será marcada por algumas ondas de frio tardias no sul do país, com possíveis quedas de temperatura em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo São Paulo e Rio de Janeiro.


"Essa frente fria, quando avança sobre o continente, traz uma massa de ar polar. Então, será possível esperar friagem em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro", completou Takao.


De maneira geral, os meteorologistas afirmam que a estação terá "cara de primavera", com um equilíbrio entre dias de calor, chuvas e frentes frias. Para quem trabalha no comércio de flores, as expectativas são positivas.


Fonte: SBT News 

Deixe seu Comentário